Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cine CCBEU - Filme da platéia: "A Guerra dos Botões" de Yves Robert

Cine CCBEU - Filme da platéia: "A Guerra dos Botões" de Yves Robert




Direção: Yves Robert, França, 1962;
Roteiro: Yves Robert e François Boyer;
Elenco: Gibus, Jacques Dufilho, Jean Richard, Pierre Trabaut, Michel Galabru;
Fotografia: André Bac;

Produção: Guéville





Sinopse:


Um grupo de crianças de uma aldeia (Longeverne) confronta-se com as de outra aldeia (Velrans) no interior da França, em meados do século XX. Elas estão retornando ao ano letivo. E em meio as aulas, travam verdadeiras batalhas com espadas de madeira e estilingues  nos campos e florestas que separam os lugarejos.



As crianças de Longeverne, liderados por Lebrac, em uma destas batalhas, tem uma idéia. A de arrancar todos os botões, cadarços dos sapatos e confiscar os cintos dos presos, para que assim ao retornarem as suas casas apanhassem dos pais.



É uma excelente comédia um tanto realista que polariza uma infância de um lado e a guerra, e suas tragédias, de outro. Neste intervalo a inocência é discutida, ao mesmo tempo em que a política (republicanos e monarquistas), e as diferenças sociais (ricos e pobres), em diálogos abertos ou votações em que a participação coletiva é o que conta.

A cena: Após a destruição do esconderijo das de Longeverne, descobrem as crianças que foram delatadas por um traidor. Em uma rápida reunião decidem o que fazer: deram-lhe um castigo. Foi surrado nas costas por todo o grupo.
Outra cena é quando Lebrac vai para o reformatório, e a única pessoa que foi o visitar, o professor, indaga se teria algo para perguntar a seus pais, Lebrac questiona então o porquê de não virem. Lá encontra o seu arqui-inimigo, e vendo ambos que eram os únicos familiares que contavam ali (se é que chegaram a pensar nisso), confraternizaram-se .      

Sérgio Vaz, 50 anos de filme

Serviço:
dia 20 de janeiro (quinta)
Às 18h30
No Cineteatro do CCBEU
(Tv. Pe Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Comentários: Markuns Vinicius
Realização: Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e Centro Cutural Brasil Estados Unidos
Apoio: Cineclube Amazonas Douro e Rede Norte de Cineclubes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Capriche nas suas idéias. Respeite opiniões contrárias a sua.