Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"O Processo" de Orson Welles na estréia do Cineclube do Colégio Sucesso


Cineclube do Colégio Sucesso estréia com "O Processo" de Orson Welles
 
Um mergulho em espiral nos aspectos mais sórdidos da civilização moderna,  O Processo - livro e filme - continua sendo o trabalho mais completo sobre o pesadelo burocrático em que a humanidade mergulha diariamente.
O encontro entre o cineasta Orson Welles e o escritor Franz Kafka revelou a proximidade de seus trabalhos: através de Kafka enxergamos o "cinema da fragilidade" em Welles. Depois d'O Processo, Kane, Macbeth e Quinlan surgem como minúsculas baratas imprensadas no teto. Por seu lado, Kafka ganhou de Welles a silhueta operística, expressionista, grandiloquente, barroca. N'O Processo um gênio atua sobre o outro de forma que a síntese não poderia ser menos real ou surreal.
No tempo da hiperprodutividade, de políticops biônicos, da vida enrijecida e do homem-documento, O Processo nos ajuda a entender a sátira futurista que se tornou o nosso mundo.
 
Miguel Haoni
(APJCC - 2010)
 
Sobre o Cineclube do Colégio Sucesso:
O Grupo Ideal em parceria com a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema inicia a partir do dia 22 de outubro a implementação, no Colégio Sucesso, de uma ação cultural quinzenal de cunho cineclubista.
O Cineclube do Colégio Sucesso é o mais novo espaço democrático de debates sobre cinema, arte e cultura. Visando o fortalecimento de uma comunidade ética e fraterna sob a bandeira da arte cinematográfica, o cineclube chega para ampliar o acesso gratuito a obras fundamentais na História do Cinema, integrando-se assim ao movimento nacional pela difusão do áudio-visual artístico e ao fortalecimento do circuito cultural paraense.
O Cineclube do Colégio Sucesso funciona quinzenalmente, às sextas-feiras 18h30, e estréia oficialmente no dia 22 de outubro com a obra-prima do cinema moderno "O Processo" de Orson Welles, excepcionalmente às 16h00.
Sempre com entrada franca!

Serviço:
22 de outubro (sexta)
às 16:00
No auditório no Colégio Sucesso
(Mauriti entre Pedro Miranda e Antonio Everdosa)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e Grupo Ideal
Apoio: Colégio Sucesso e Cineclube Amazonas Dour
o
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Capriche nas suas idéias. Respeite opiniões contrárias a sua.