Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

APJCC exibe obra de Pasolini neste sábado



APJCC exibe obra de Pasolini

 

O polêmico Mamma Roma é a segunda sessão do Cine CASA

 

 

Após a bem sucedida exibição de Um Corpo que Cai, no último dia 11, a APJCC continua as suas atividades das noites de sábado. A partir desta semana, com uma pequena mudança: o cineclube deixa de se chamar Cine CAJU e assume o nome Cine CASA. A sessão do dia 25 de setembro apresenta Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolini. Com entrada franca, a programação inicia às 18h30 no Centro de Articulação Social e Apoio da Juventude.

 

Segundo longa do controverso diretor italiano, a obra de 1962 narra a história de uma prostituta que decide mudar de vida para oferecer melhores condições ao filho Ettore, então com 16 anos. Ela sonha com uma vida burguesa, em um novo quarteirão que está sendo construído. Entretanto, as suas aspirações serão fortemente confrontadas com a realidade.

 

Mamma Roma foi dedicado ao diretor Roberto Rossellini, um dos mestres do cinema e do neo-realismo italianos, principalmente pelas relações com o seu filme de 1945, Roma, Cidade Aberta. Entretanto, as obras tomam caminhos divergentes: Pasolini opta pela ironia ao abordar os marginalizados e suas formas de sobrevivência na Itália do pós-guerra. Ao contrário do filme de Rossellini, ele mostra que o inimigo não está, primariamente, no elemento estrangeiro.

 

A recepção de Mamma Roma foi bastante polêmica. Na première, o diretor foi atacado por fascistas em protesto contra a obra. As referências à arte sacra (planos e angulações inspirados em Giotto e Caravaggio, reprodução de telas como "A Última Ceia", de Da Vinci) foram interpretadas como blasfêmia. Por esse motivo, o longa chegou a ser levado ao tribunal, mas o veredicto decidiu que a acusação não tinha fundamento.

 


Sinopse do filme, por Guimarães Neto (APJCC – 2010):

 

Mamma Roma é o segundo longa do polêmico cineasta italiano Pier Paolo Pasolini e trata da vida de uma prostituta, interpretada pela grandiosa Anna Magnani, que tenta mudar de vida para voltar a morar com seu amado filho, na esperança de dar a ele um bom futuro, empreendimento cujas dificuldades são retratadas nessa película de 1962, em que alguns dos enquadramentos e angulações se assemelham a afrescos de importantes nomes da pintura italiana.

 


Serviço:

Cine CASA apresenta: "Mamma Roma", de Pier Paolo Pasolini

Data: 25 de setembro (sábado)

Horário: 18h30

Local: Centro de Articulação Social e Apoio (CASA) da Juventude – Av. Gentil Bittencourt, 694 (ao lado do CENTUR)

ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC E CASA da Juventude

Parceria: Cine CCBEU

 

Acompanhe as programações da APJCC em http://apjcc.blogspot.com/

Siga a APJCC no Twitter: @apjccnews



--
Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema
Blog: http://apjcc.blogspot.com/
Twitter: @apjccnews


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Capriche nas suas idéias. Respeite opiniões contrárias a sua.